Futebol

17 novembro 2019, 15h55

Festejos de Portugal com Rúben Dias

Portugal está no Euro 2020! Esta será a 11.ª presença consecutiva da seleção portuguesa na fase final de uma grande prova internacional. A equipa das Quinas, com Rúben e Pizzi no onze inicial, venceu o Luxemburgo por 0-2 no Estádio Josy Barthel.

O desafio principiou praticamente com uma oportunidade para a equipa das Quinas. O árbitro assinalou um livre direto contra a seleção do Luxemburgo, mas o remate de Cristiano Ronaldo ficou prensado na barreira. Com cinco minutos jogados começaram-se a ver os primeiros sinais de desgaste de um relvado bastante lamacento.

Aos 15' esteve à vista o golo do Luxemburgo, contudo, valeu um corte imperial de Rúben. O jogador das águias atacou o lance da melhor forma e evitou o pior para a seleção portuguesa. Os luxemburgueses, mais habituados às condições do terreno, iam apostando num jogo mais direto. 

Aos 22', Pizzi sofreu uma falta perigosa junto à quina esquerda da área. Ronaldo foi chamado a converter o livre, contudo, a opção pelo cruzamento não foi a melhor, isto porque nenhum jogador português conseguiu desviar o esférico.

Pizzi continuava a ser um dos mais inconformados, mas faltava melhor sorte na altura da finalização. Aos 31' o atleta benfiquista rematou em jeito, mas o esférico saiu um pouco acima da barra da baliza à guarda de Moris.

Numa jogada rapidíssima Portugal inaugurou o marcador aos 39'. Bernardo Silva, jogador formado no Benfica Campus, percebeu a desmarcação de Bruno Fernandes e colocou um excelente passe para as costas da defensiva luxemburguesa. O camisola 16 rececionou orientado para a baliza e disparou forte para o golo português (0-1).

Luxemburgo-Portugal

Aos 45', Bernardo Silva esteve perto do segundo. O camisola 10 não desistiu do lance e pressionou o guarda-redes. Moris tentou afastar, mas o esférico bateu nas costas do ex-Benfica e por pouco não traiu o guardião do Luxemburgo. Ao intervalo: 0-1.

A segunda parte começou com Portugal por cima do jogo. Aos 49' a equipa das Quinas esteve muito perto de dilatar a vantagem por José Fonte. Pizzi bateu o pontapé de canto, colocando o esférico com conta, peso e medida para a entrada do central português. Fonte saltou mais alto do que os defesas e cabeceou, contudo, a bola passou a escassos centímetros do poste esquerdo.

Fernando Santos decidiu dar mais frescura ao meio-campo, num relvado muito pesado e impróprio a este nível, e optou por colocar João Moutinho no terreno de jogo aos 62'. Pizzi foi o jogador que saiu para dar lugar ao centrocampista do Wolverhampton. O Luxemburgo subiu as suas linhas, começou a acreditar que podia alcançar mais neste jogo do que a derrota e foi criando algumas situações de frisson junto da baliza de Rui Patrício. Aos 71' foi a vez de Diogo Jota entrar, rendendo André Silva.

O 0-2 esteve perto aos 80'. Bruno Fernandes sofreu uma falta à entrada da grande área e o árbitro assinalou livre direto. Ronaldo ficou responsável pela conversão, mas o disparo do capitão português passou ao lado do poste esquerdo.

Portugal continuou a pressionar e Ronaldo chegou ao golo 99 ao serviço da Seleção de Portugal, aos 86'. Bernardo Silva cruzou para o interior da pequena área, Diogo Jota deu um toque no esférico, o guarda-redes do Luxemburgo tentou afastar, mas não conseguiu. A bola andou a pingar na linha de golo e Ronaldo encostou para o segundo das Quinas (0-2). Resultado final: 0-2.

Com esta vitória Portugal carimbou a presença na fase final do Euro 2020! Será a 11.ª participação consecutiva da equipa das Quinas na fase final de uma grande competição internacional.

Luxemburgo-Portugal, 0-2

FICHA  
Local Estádio Josy Barthel
Onze de Portugal Rui Patrício, Ricardo Pereira, José Fonte, RÚBEN, Raphael Guerreiro, Danilo, PIZZI, Bruno Fernandes, Bernardo Silva, Cristiano Ronaldo e André Silva
Suplentes José Sá, Beto, João Cancelo, Rúben Semedo, João Moutinho, Éder, Bruma, Gonçalo Paciência, Domingos Duarte, Rúben Neves, Mário Rui e Diogo Jota
Ao intervalo 0-1
Marcadores Bruno Fernandes (39') e Cristiano Ronaldo (86')

Texto: Diogo Nascimento

Fotos: UEFA

Última atualização: 18 de novembro de 2019

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas

Futebol

Por dentro da vitória na 7.ª jornada da Liga Bwin

Apoiada pelos Benfiquistas, antes e durante todo o jogo no Estádio D. Afonso Henriques, a equipa comandada por Jorge Jesus superou o Vitória de Guimarães no Minho, na 7.ª jornada da Liga Bwin, continuando 100 por cento vitoriosa na competição, que lidera com quatro pontos de vantagem. Os bastidores de mais três pontos, autenticados pelos golos de Yaremchuk (2) e João Mário, estão neste vídeo...

Futebol

Darwin "muito feliz" pelos 50 jogos

Em Guimarães, na tarde/noite de 25 de setembro, Darwin completou meia centena de jogos oficiais com o Manto Sagrado, um registo que, confessou, o deixa "muito feliz". Lançado na equipa titular, o avançado somou os primeiros 90 minutos seguidos nesta temporada, envolvendo-se na dinâmica que, no terreno do Vitória, conduziu o Benfica ao sétimo triunfo seguido (1-3) em outras tantas jornadas na Liga Bwin.

Futebol

V. Guimarães-Benfica em imagens

Melhor ataque da Liga Bwin (agora com 19 golos), o Benfica partiu para um triunfo seguro (1-3) no terreno do Vitória de Guimarães. São sete vitórias em sete jornadas, 21 pontos que sustentam a liderança isolada num arranque perfeito no Campeonato. Yaremchuk (2) e João Mário marcaram os golos do Glorioso.

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar