Basquetebol Feminino

23 setembro 2021, 10h44

Treinador Eugénio Rodrigues

O basquetebol feminino do Benfica quer fazer história uma vez mais! Às 11h30 deste sábado, 25 de setembro, no Pavilhão Engenheiro Augusto Correia, as águias disputam a Supertaça frente ao Vitória de Guimarães. À BTV, o treinador Eugénio Rodrigues e a base Marta Martins lançaram a partida.

"Estamos muito no início da época. Temos três semanas de preparação, vamos chegar ao jogo com quatro, e nesta altura há muitas jogadoras a transitar do ano passado para este ano, na mesma equipa, mas há um lote que tem peso na equipa e vem alterar mecanismos e hábitos, que temos de retomar. Nesta fase tão inicial da preparação a questão emocional é muito importante. Temos de ter a capacidade de, por um lado, e apesar do pouco tempo de trabalho em grupo, manter a concentração e a consistência e, por outro lado, o equilíbrio emocional", vincou Eugénio Rodrigues.

"Os erros vão acontecer e há que saber gerir isso. Numa final não há favoritos, porque é um jogo de 'matar ou morrer'. Nessa medida, vão ser os detalhes a pesar na decisão final, embora tenha uma grande convicção de que o Benfica sairá vencedor", acrescentou.

Eugénio Rodrigues

O Vitória de Guimarães, adversário do Benfica na final da Supertaça, renovou-se: apostou no reforço do plantel e até tem novo treinador. Leitura difícil do que poderá trazer na partida, mas o comandante das encarnadas garante estar a "preparar todos os cenários possíveis".

"É um Guimarães diferente, desde logo, porque tem um treinador diferente e algumas jogadoras diferentes, nomeadamente o seu conjunto de estrangeiras, completamente distinto do que tinham no ano passado. É um jogo aberto, porque não sabemos que Vitória iremos encontrar. Acreditamos que será à imagem do seu treinador, semelhante à equipa onde estava. Para já, não conseguimos antecipar muito mais que isso, a não ser preparar os cenários possíveis", assentou o técnico. 

Basquetebol Benfica

Em 2020/21, a equipa feminina de basquetebol conquistou pela primeira vez o título nacional e a Taça de Portugal, numa inédita dobradinha. No embate frente ao Vitória de Guimarães, a aparição de um Benfica favorito ao triunfo é expectável, mas num "matar ou morrer", onde os detalhes são a chave do jogo, o treinador das águias prima pela prática e pelas soluções.

"Uma equipa que é Campeã e vencedora da Taça tem de se sentir, à partida, favorita. Como é evidente, temos a noção de que não jogamos sozinhos e há um conjunto de adversários que se reforçaram bastante, o Vitória é um deles. Nessa medida, não nos podemos achar especialmente favorecidos por sermos os campeões em título e os detentores da Taça. O favoritismo é algo teórico. Na prática, a equipa teve alguns retoques, renovámos o nosso lote de estrangeiras e acrescentámos jogadoras portuguesas, que vieram dar mais soluções para o plantel. Maior versatilidade e mais soluções. As ideias estão lá, a filosofia vai ser a mesma e o tipo de jogo também", assegurou. 

Marta Martins

Marta Martins, base da equipa encarnada, também projetou o duelo com o Vitória de Guimarães, a contar para a Supertaça, um jogo onde o Benfica poderá voltar a fazer história, com os Benfiquistas nas bancadas.

"O ano passado a história deu-se pelo nosso trabalho diário. O que o staff e a estrutura benfiquista nos exige é ganhar, jogamos pelo Benfica e não há outra mentalidade. Estamos focadas nos detalhes, conscientes de que o caminho é longo, mas sempre dispostas e com muita vontade e garra para continuar a fazer história, neste caso, começar a época com a vitória na Supertaça", garantiu a camisola 6.

"O Vitória mudou muito a sua equipa, inclusive o treinador, mas sabemos que tem um jogo exterior muito forte, assim como interior, e esperamos um adversário muito difícil, que está sempre pronto a disputar os pontos altos", observou a basquetebolista. 

Texto: Rafaela Certã Alves
Fotos: Cátia Luís / SL Benfica
Última atualização: 23 de setembro de 2021

Patrocinadores Basquetebol


Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar