Clube

09 dezembro 2021, 14h00

Acordo firmado nas instalações da SAD do Benfica

O Sport Lisboa e Benfica assinou um acordo de parceria técnica com o clube brasileiro Coimbra Sports, no âmbito do projeto de internacionalização das Escolas do Benfica. Esta ligação terá uma duração inicial de sete anos, com a presença em permanência de três técnicos do Clube em Belo Horizonte.

Na realização da parceria, os próximos passos e os objetivos em território brasileiro são: identificar e recrutar talento a nível nacional, implementar a metodologia de treino Benfica nas várias vertentes que compõem o jogador à Benfica e que sustentam o modelo de desenvolvimento de longo prazo, potenciar o desenvolvimento de jogadores dos escalões Sub-15 a Sub-20, encontrar as melhores oportunidades para a promoção dos talentos desenvolvidos e expandir a marca Benfica.

No Brasil, em trabalho de preparação para a nova época, estão já os técnicos do Benfica Alfredo Almeida (coordenador) e Marco Almeida (treinador), aos quais se juntará um terceiro elemento no início de 2022.

Presente no ato em que foi oficializada a conexão com o Coimbra Sports, o Presidente do Benfica, Rui Costa, explicou o objetivo da parceria. "Vai ao encontro do que é o nosso projeto internacional, com parcerias em vários países e com clubes onde possa haver talento. Neste caso é a abertura de uma porta importante no Brasil, país onde há muito talento. Interessa ao Benfica avançar nesta área internacional para zonas onde possa estar mais perto do talento", salientou, à BTV.

Benfica e Coimbra Sports (Brasil) assinaram acordo de parceria técnica de longa duração

"Ficamos muito contentes e orgulhosos que clubes, até nomeadamente do Brasil, nos procurem por conhecerem o trabalho que desenvolvemos na Formação. O que vamos fazer é auxiliar o crescimento da formação do Coimbra Sports, estar perto do talento, desenvolvê-lo e poder futuramente aproveitar algum desse talento no nosso clube. Nem sempre isso é viável, mas, abrindo estas portas, com certeza que iremos estar sempre mais perto de poder receber talento. É nestes países que temos de investir em termos de parcerias e colocar lá os nossos técnicos que tão bem trabalham no Benfica Campus", detalhou o Presidente Rui Costa.

Ricardo Anne Guimarães, presidente do Coimbra Sports, representou o clube canarinho no encontro formal no Estádio da Luz e deixou elogios à organização e metodologia desenvolvida pelo Benfica.

"A oportunidade de ter uma parceria com o Benfica, para nós, é muito importante e relevante. É um clube com expressão mundial e com sucesso na gestão do futebol profissional. E também é um clube que investe, e bem, na formação de jovens talentos que se prepararam para o futebol. O Benfica tem uma metodologia única, que se diferencia. Termos acesso a essa metodologia é útil, principalmente para ser usada no Brasil, país reconhecido como um viveiro de talentos", enalteceu.

Benfica e Coimbra Sports (Brasil) assinaram acordo de parceria técnica de longa duração

Formar jovens futebolistas para terem sucesso no futuro é um dos objetivos do emblema brasileiro – que coloca à disposição o Centro de Treino Flávio Pentagna Guimarães, no Estado de Minas Gerais –, mas não o único…

"Não só formar jogadores, mas, sim, atletas e homens. Vê-los ter sucesso, a jogar, a brilhar e, quem sabe, a vestir a camisola do Benfica, ou de outros grandes clubes, é o nosso objetivo. Queremos formar muitos jogadores para o futuro", vaticinou o dirigente.

O dia 7 de dezembro começou com uma visita ao Benfica Campus, onde as comitivas dos dois clubes foram recebidas pelo diretor Pedro Mil-Homens. O ato de assinatura formal do acordo de parceria decorreu depois, no Estádio da Luz, onde, além dos presidentes de Benfica e Coimbra Sports, estiveram presentes Manuel Brito (vice-presidente do Benfica), Simão Sabrosa e Miguel Reis (pelo Benfica Internacional) e Davide Gomes e Fernando Pinto (pelo departamento de Formação). O Coimbra Sports fez-se representar também por Hyssa Moisses, Diego Alves Amaral e Pedro Torrinhas.

Texto: Redação
Fotos: Victoria Ribeiro / SL Benfica
Última atualização: 9 de dezembro de 2021

Patrocinadores principais do Futebol


Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar