Paintball

É uma modalidade apoiada pelo Clube e que tem sete Campeonatos Nacionais e um Campeonato Europeu como as suas principais conquistas nosúltimos dez anos. 
O Paintball do SL Benfica, vice-campeão nacional entre 2014 e 2016, ambiciona mais conquistas no futuro.

História

O Paintball é das modalidades radicais mais praticadas no mundo, calculando-se que o número de atletas ronde os 15 milhões. Estando em crescimento e a ganhar destaque no panorama internacional, o Sport Lisboa e Benfica, como clube eclético que é, abraçou a modalidade e constituiu a sua equipa no ano de 2007. A aposta não podia ter corrido melhor pois logo na primeira temporada trouxe o título Nacional para o clube. Até ao momento. no seu currículo destacam-se os 7 Campeonatos Nacionais já alcançados, 11 Regionais e 1 Europeu (na divisão semiprofissional).

Em 2010. Dada a rápida evolução que o Paintball apresentava, foi constituída a equipa B com o objectivo de formar novos jogadores para a formação principal. Nesse mesmo ano esta equipa conseguiu o título Nacional na 3ª divisão, mas, dois anos volvidos este projecto ficou em stand by sendo reactivado em 2016 e não mais parou desde então.

Nesta modalidade, a nossa formação principal participa no Campeonato Nacional, no LPS-Lisbon Paintball Series e na NXL (Campeonato europeu de clubes). A equipa B, neste momento participa igualmente no Campeonato Nacional e no LPS-Lisbon Paintball Series.

Cada plantel é composto entre 10 a 12 jogadores e tem a particularidade de, tanto homens como mulheres, terem a possibilidade de fazer parte da mesma equipa. Em campo entram 5 jogadores.

 

Como funcionam as provas

A época desportiva nesta modalidade rege-se através do ano civil, começando em Fevereiro/Março e termina em Setembro/Outubro. O mês de Agosto há uma pausa.

Cada prova é composta por várias etapas (ex. Campeonato Nacional é composto por 5 etapas e o NXL por 4 etapas) que são previamente definidas pelas entidades organizadoras, isto é, as suas datas, locais e horários.

Cada etapa é como um mini torneio. As equipas participantes são divididas por 2 grupos que jogam entre si. Terminando esta fase, os dois primeiros classificados de cada grupo passam à fase final, onde é disputada uma meia-final e posteriormente a Final. Todas as equipas que participam recebem pontuação de acordo com a sua prestação na etapa. Do 1º ao último classificado. No final da prova é somada a pontuação que cada equipa alcançou em todas etapas e assim fica definida a classificação geral.

No campeonato Nacional, cada etapa é disputada num único dia enquanto que no NXL, por exemplo, são 4 dias de prova cada etapa (o número de equipas é muito mais elevado).

O Campo de competição tem as dimensões de 36m de largura por 45m de comprimento em piso de relva natural ou sintética. Os obstáculos são insufláveis colocados simetricamente para que os dois lados do campo sejam iguais e assim não haja qualquer tipo de vantagem para uma das equipas. Os pontos são obtidos cada vez que uma das equipas chega à base adversária (bastando apenas que 1 jogador o faça).

De prova para prova o tempo de jogo, bem como o número de pontos a alcançar, variam. Mas vamos dar como exemplo o Campeonato Nacional.

Cada jogo tem a duração de 8 minutos e a cada ponto alcançado por uma das equipas o cronómetro é interrompido. As equipas regressam à sua box e têm 2 minutos para se prepararem para o ponto seguinte. Após estes dois minutos o jogo e o cronómetro recomeçam para mais um ponto. O jogo termina quando os 8 minutos se esgotarem ou quando uma equipa consegue 4 pontos de vantagem.

Na fase de grupos, se o jogo terminar empatado, assim fica. Mas, na fase final de cada etapa (meias-finais e Final) caso no fim do tempo regulamentar se verifique uma igualdade no marcador, avançamos para overtime, isto é, mais 3 minutos de jogo. Quem marcar ponto, vence. No entanto, se após estes 3 minutos o empate prevalecer segue-se o 1 vs 1, que consiste em cada equipa nomear 1 jogador e ambos vão competir um contra o outro.

Cada equipa pode usufruir de 1 time out por jogo, mas que só pode ser pedido durante os 2 minutos que as equipas estão na box a preparem-se para entrar em campo, nunca durante o jogo. O time out tem a duração de 1 minuto.

Em campo estão 8 árbitros e cada equipa coloca 5 jogadores. Só pode haver substituição de jogadores entre cada ponto, sem limite, ou seja, de ponto para ponto a equipa pode mudar os 5 jogadores se assim o entender.

Enquanto o jogo está a decorrer, se um jogador for eliminado tem de se dirigir imediatamente para a box da sua equipa e só poderá voltar a entrar em campo no ponto seguinte. Não são permitidas substituições durante o decorrer do jogo.

Outra característica do Paintball é que não pode haver comunicação exterior para dentro do campo enquanto o jogo está a decorrer. No entanto os atletas que estão em jogo, podem e devem comunicar o mais possível (a comunicação é de extrema importância no Paintball.)

1 por 1 (Minor penalty – sai o jogador que cometeu a infracção mais 1 da sua equipa)
2 por 1 (Major penalty – sai o jogador que cometeu a infracção mais 2 da sua equipa)
3 por 1 (Gross major penalty – sai o jogador que cometeu a infracção mais 3 da sua equipa)

Para que todos os intervenientes tenham conhecimento das penalizações (jogadores, técnicos e público) o árbitro que dá a penalização atira uma bandeira ao ar (amarela para Minor penalty e vermelha para major|gross major penalty). No momento seguinte indica quais os jogadores que têm de sair pela penalização.

Para um jogador estar eliminado basta ser atingido por uma bola, em qualquer parte do corpo ou do seu equipamento de jogo. No caso de ser atingido mas a bola não rebentar, o jogador não é eliminado e continua em campo. Ser atingido e continuar a jogar arrisca-se a sofrer uma das penalizações mencionadas acima. Quanto mais grave for a sua acção, mais alta será a penalização.

Resumindo, o Paintball é um desporto exige uma grande capacidade táctica, física e mental de um atleta pois é um jogo disputado com grande intensidade e adrenalina. As duas grandes potencias são os Estados Unidos e Rússia, onde as equipas e atletas são profissionais.

 


7
Campeonato Nacional
1
Taça de Portugal
1
Campeonato Europeu
Ver mais

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar