Canoagem

É uma modalidade que existe desde 2010 e que está integrada no projeto Benfica Olímpico. Tem como principais canoístas Teresa Portela, João Ribeiro, Fernando Pimenta e Messias Baptista, com os três primeiros a terem marcado presença nos Jogos Olímpicos de 2016.

O início da prática de canoagem no Benfica está ligado à contratação de Joana Vasconcelos, em janeiro de 2010. Nesse ano, a atleta benfiquista levou as cores nacionais ao lugar mais alto do pódio, ao conquistar a I Taça do Mundo de Velocidade e o Campeonato da Europa de sub-23.

Dois anos depois, o leque de canoístas foi aumentado com os ingressos de Teresa Portela, Bruno Rafael e João Ribeiro. A 24 de março de 2010, Teresa Portela garantiu o primeiro título de “águia ao peito”, ao sagrar-se campeã nacional de fundo, após concluir a prova de 5km em 23m02s. No mês seguinte, os “encarnados” tiveram uma excelente prestação na Taça de Portugal de Regatas em Linha, com Teresa Portela a triunfar em K1 200m e K1 500m, e com João Ribeiro a replicar os triunfos em masculinos. O atleta benfiquista ganhariam, ainda, em K1 200m, K1 500m e K1 1000m, no Campeonato Nacional de Regatas em Linha, que se realizou em julho. A elevada qualidade dos “encarnados” tem-se traduzido em vitórias recorrentes, tanto a nível nacional como internacional.

Em 2018, a canoagem no Clube ganhou maior dimensão com a contratação de Fernando Pimenta, figura máxima da modalidade em Portugal e considerado um dos melhores canoístas do mundo. Messias Baptista foi a contratação mais recente da modalidade e, logo no seu ano de estreia, alcançou o ouro no Campeonato Nacional de Velocidade em três categorias.

Com a canoagem integrado no Projeto Olímpico do Benfica, o bronze alcançado por Pimenta nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021, foi um enorme marco e a demonstração da excelência do trabalho que tem sido desenvolvido.

Contactos

707 200 100
(todos os dias das 9h às 20h)

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar